Produtos > Categorias

1 ) Acesse sua Home :

É importante que esteja logado com sua conta de Administrador, ou outra conta que possua privilégios de super usuário.

2 ) Clique em "Produtos" para expandir as opções:

Então, clique em "Categorias"

Nesse momento, e de acordo com a "Área de gerenciamento de categorias", nada cadastrado, então, iremos cadastrar uma categoria.

Como cadastrar uma categoria?

Partindo da tela acima, onde temos Área de gerenciamento de categorias, Clique em:

Botão +NOVA CATEGORIA que está no canto superior esquerdo da sua "Área de gerenciamento de categorias", e então um modal "Inserir Registro" surge na tela.

Nesse momento, com o modal "Inserir Registro" aberto, vamos preencher os campos, e então, clicar em SALVAR no canto inferior direito da modal "Inserir Registro"

1 ) Preencha o campo Nome (Nome da categoria), lembre-se, utilizamos nomes para identificar a categoria na qual o produto pertence. Ex. Chápeus, Calças, Ferramentas, Bebidas e etc..

Feito isso, clique em SALVAR

Nesse momento, acabamos de cadastrar uma categoria "Sapatos", note abaixo que após clicar em SALVAR, a "Área de gerenciamento de categorias" agora com 1(uma) categoria cadastrada, "Sapatos".

Você poderá cadastrar quantas categorias quiser, e de acordo com o funcionamento de seu comércio, mas lembre-se, deve familiarizar-se com as mesmas, e unificar/propagar o mesmo entendimento aos funcionários.

Pronto, uma categoria cadastrada, e dessa forma, você poderá ampliar as possibilidades, de acordo com o seu tipo de negócio.

Como editar a categoria do produto?

Partindo da tela acima, onde temos categorias cadastradas, note ao lado, na coluna "Ações" alguns botões, e clicando no ícone a modal "Editar Registro" surge na tela.

Com a modal "Editar Registro" aberta, para executarmos a ação, modifico a exemplo, de "Sapatos", para "Sapatilhas", e clico no botão SALVAR.

A tela retorna a posição inicial da "Área de gerenciamento de categorias" e podemos observar a alteração realizada.

Vale ressaltar que, caso este seja o seu primeiro acesso, aproveite os dias de teste gratuito para colocar a casa em ordem, insira e informe dados reais, pois lhe ajudará bastante estar familiarizado com o sistema quando do plano de assinatura estar vigente.

Como excluir a categoria de um produto?

Não consegue excluir a categoria de um produto?

Partindo da tela acima, onde temos categorias cadastradras, note, "Cadernos", ao lado na coluna "Produtos" existe o número 1, significa que, neste momento, há 1(um) produto cadastrado na categoria "Cadernos", portanto, não é possível excluir categorias que contenham produtos cadastrados, tentaremos excluir para mostrar a mensagem que aparece, veja abaixo.

1 ) O que temos que fazer é:

No ícone que tem como representação uma lixeira, clicamos nele para excluir a categoria "Cadernos", esta ação, por segurança, abre um popup para que seja confirmado a exclusão, bastando apenas confirmar em Sim

O resultado disso é a mensagem abaixo:

Não é possível excluir a categoria porque tem produtos relacionados a ela, primeiro exclua os produtos e depois a categoria!

A título de exemplo, escolheremos outra categoria que tenha 0(zero) nenhum produto cadastrado, e para excluirmos, Ex. excluiremos a categoria "Chapéus".

Veja abaixo o resultado.

E pronto! categoria excluída, ambiente controlado novamente...

Como desativar ou ativar uma categoria?

Partindo da tela acima, onde temos o ícone que tem como representação um sinal de confere/check, veja abaixo como desativar ou ativar a categoria.

1 ) O que temos que fazer é:

No ícone como está representado na figura, significa que a categoria está ativada e conforme imagem abaixo, ou seja, a caixa de confere\check em branco, significa que a categoria está desativada.

Ao cadastrar a categoria aqui nesta seção, a mesma por padrão fica "Ativada".

O que acontece quando desativo uma categoria?

Partindo da tela acima, onde temos a categoria desativada, ou seja, a caixa de confere/check vazia, significa que desativamos a categoria "Cadernos" portanto quando desativo uma categoria, eu também desativo todos os produtos que nela esteja agrupado, veja imagem abaixo.

Verificando produto

Conforme mostra a imagem abaixo da "Área de gerenciamento de produtos", o produto "Caderno brochura 1/4 vermelho" ficou desativado, pois na "Área de gerenciamento de categorias" desativamos a categoria "Cadernos" e caso mais produtos estivessem agrupados nesta categoria "Cadernos", todos estariam desativados.

Com isso, concluímos o menu Categorias de Produtos

E aí, te ajudamos com essas dicas?

Não esgotaremos esse assunto até que você consiga realizar o procedimento, então se ainda tem dúvidas,
Pergunte para nós botão do canto direito.

Cloud Tags

( Pressione L, O, T, U, S ou 1,2,3)

Ir para o Topo Voltar à Home

Tópicos para orientação

Cookies

Nós usamos cookies

para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas, clicando em “Aceitar”, você estará concordando com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você poderá ler nossa política de privacidade.


Política de Privacidade