Produtos > Categorias
1 ) Acesse sua Home :
É importante que esteja logado com sua conta de Administrador, ou outra conta que possua privilégios de super usuário.
2 ) Clique em "Produtos" para expandir as opções:
Então, clique em "Categorias"
Nesse momento, e de acordo com a "Área de gerenciamento de categorias", nada cadastrado, então, iremos cadastrar uma categoria.
Como cadastrar uma categoria?
Partindo da tela acima, onde temos Área de gerenciamento de categorias, Clique em:
Botão +NOVA CATEGORIA que está no canto superior esquerdo da sua "Área de gerenciamento de categorias", e então um modal "Inserir Registro" surge na tela.
Nesse momento, com o modal "Inserir Registro" aberto, vamos preencher os campos, e então, clicar em SALVAR no canto inferior direito da modal "Inserir Registro"
1 ) Preencha o campo Nome (Nome da categoria), lembre-se, utilizamos nomes para identificar a categoria na qual o produto pertence. Ex. Chápeus, Calças, Ferramentas, Bebidas e etc..
Feito isso, clique em SALVAR
Nesse momento, acabamos de cadastrar uma categoria "Sapatos", note abaixo que após clicar em SALVAR, a "Área de gerenciamento de categorias" agora com 1(uma) categoria cadastrada, "Sapatos".
Você poderá cadastrar quantas categorias quiser, e de acordo com o funcionamento de seu comércio, mas lembre-se, deve familiarizar-se com as mesmas, e unificar/propagar o mesmo entendimento aos funcionários.
Pronto, uma categoria cadastrada, e dessa forma, você poderá ampliar as possibilidades, de acordo com o seu tipo de negócio.
Como editar a categoria do produto?
Partindo da tela acima, onde temos categorias cadastradas, note ao lado, na coluna "Ações" alguns botões, e clicando no ícone a modal "Editar Registro" surge na tela.
Com a modal "Editar Registro" aberta, para executarmos a ação, modifico a exemplo, de "Sapatos", para "Sapatilhas", e clico no botão SALVAR.
A tela retorna a posição inicial da "Área de gerenciamento de categorias" e podemos observar a alteração realizada.
Vale ressaltar que, caso este seja o seu primeiro acesso, aproveite os dias de teste gratuito para colocar a casa em ordem, insira e informe dados reais, pois lhe ajudará bastante estar familiarizado com o sistema quando do plano de assinatura estar vigente.
Como excluir a categoria de um produto?
Não consegue excluir a categoria de um produto?
Partindo da tela acima, onde temos categorias cadastradras, note, "Cadernos", ao lado na coluna "Produtos" existe o número 1, significa que, neste momento, há 1(um) produto cadastrado na categoria "Cadernos", portanto, não é possível excluir categorias que contenham produtos cadastrados, tentaremos excluir para mostrar a mensagem que aparece, veja abaixo.
1 ) O que temos que fazer é:
No ícone que tem como representação uma lixeira, clicamos nele para excluir a categoria "Cadernos", esta ação, por segurança, abre um popup para que seja confirmado a exclusão, bastando apenas confirmar em Sim
O resultado disso é a mensagem abaixo:
Não é possível excluir a categoria porque tem produtos relacionados a ela, primeiro exclua os produtos e depois a categoria!
A título de exemplo, escolheremos outra categoria que tenha 0(zero) nenhum produto cadastrado, e para excluirmos, Ex. excluiremos a categoria "Chapéus".
Veja abaixo o resultado.
E pronto! categoria excluída, ambiente controlado novamente...
Como desativar ou ativar uma categoria?
Partindo da tela acima, onde temos o ícone que tem como representação um sinal de confere/check, veja abaixo como desativar ou ativar a categoria.
1 ) O que temos que fazer é:
No ícone como está representado na figura, significa que a categoria está ativada e conforme imagem abaixo, ou seja, a caixa de confere\check em branco, significa que a categoria está desativada.
Ao cadastrar a categoria aqui nesta seção, a mesma por padrão fica "Ativada".
O que acontece quando desativo uma categoria?
Partindo da tela acima, onde temos a categoria desativada, ou seja, a caixa de confere/check vazia, significa que desativamos a categoria "Cadernos" portanto quando desativo uma categoria, eu também desativo todos os produtos que nela esteja agrupado, veja imagem abaixo.
Verificando produto
Conforme mostra a imagem abaixo da "Área de gerenciamento de produtos", o produto "Caderno brochura 1/4 vermelho" ficou desativado, pois na "Área de gerenciamento de categorias" desativamos a categoria "Cadernos" e caso mais produtos estivessem agrupados nesta categoria "Cadernos", todos estariam desativados.
Com isso, concluímos o menu Categorias de Produtos
E aí, te ajudamos com essas dicas?
Não esgotaremos esse assunto até que você consiga realizar o procedimento, então se ainda tem dúvidas,
Pergunte para nós botão do canto direito.