Gerenciar Pessoas > Usuários

1 ) Acesse sua Home :

É importante que esteja logado com sua conta de Administrador, ou outra conta que possua privilégios de super usuário.

2 ) Clique em "Pessoas" para expandir as opções:

Então, clique em "Usuários"

Nesse momento, e de acordo com a "Área de gerenciamento de usuários", possuímos um registro cadastrado! Então, iremos cadastrar outro usuário a título de exemplo.

Como cadastrar um usuário?

Partindo da tela acima, onde temos um usuário "no momento" para visualizar, Clique em:

Botão +NOVO USUÁRIO que está no canto superior esquerdo da sua "Área de gerenciamento de usuários", e então um modal "Inserir Registro" surge na tela.

Nesse momento, com o modal "Inserir Registro" aberto, vamos preencher os campos, e então, clicar em SALVAR no canto inferior direito da modal "Inserir Registro"

1 ) Preencha todos os campos (Nome, Email, Telefone, CPF, e por fim selecione o "Nível" deste usuário):

Então, clique em SALVAR

Vale ressaltar que o campo "Nível" traz informações que foram previamente cadastradas no Cadastros de Cargos.

Note que em "Nível" do usuário "Hermione Granger" está informado como Gerente, o que previamente eu cadastrei no menu "Cadastros" no submenu "Cargos".

Nesse momento, acabamos de cadastrar um usuário, note abaixo que após clicar em SALVAR, a "Área de gerenciamento de usuários" agora com 2(dois) usuários cadastrados.

Como este usuário acessa o sistema? Qual a senha?

O usuário recém cadastrado pelo seu Administrador, poderá acessar o sistema através do email ou cpf (informados no momento da inserção dos dados na modal "Inserir Registro", a senha por padrão quando do cadastro é "123" é altamente recomendável que o usuário troque a senha ao acessar o sistema pela primeira vez! no decorrer deste tutorial, veremos com o fazer isso.

Você ainda não tem acessos, contate o administrador!

O usuário tenta acessar e uma mensagem aparece.

Porque isso aconteceu?

Uma vez cadastrado um usuário pelo administrador, é necessário que ele (o Administrador) dê permissões ao usuário, e de acordo com o que o mesmo pode ou não acessar no sistema.

Configurando Permissões de Acesso

Preparamos um vídeo de orientação para você, ainda assim, não esgotaremos o assunto, e nesta página, você pode ir revendo as partes em que teve dúvidas.

Como permitir acessos ao usuário no sistema?

Note a imagem acima:

Existe um ícone do cadeado em azul no usuário "Hermione Granger", ao passarmos o mouse sobre o ícone do botão uma frase é apresentada, "Definir Permissões" e é isso que faremos a seguir, clicando no ícone do cadeado em azul:

Lembre-se, este não é o procedimento caso esteja buscando bloquear o usuário, para isso vide Tópico mais abaixo (Desativando um usuário)

Configurando permissões para o usuário

Partindo da tela acima, onde temos "Hermione Granger" como usuário, e ainda não possuindo permissões para o sistema, clicaremos no ícone do cadeado em azul, a modal do Usuário: Hermione Granger surge na tela, veja imagem abaixo.

Note a imagem acima:

A modal do Usuário: Hermione Granger na tela está aberta, mas todas as caixas estão sem o confere/check, ou seja, está em branco, portanto não permitido, lembre-se, ao clicar na caixa da permissão e preenchendo-a com um sinal de confere/check , você estará habilitando aquele usuário acessar aquele local.

Confira antes quais permissões você dará ao usuário, caso precise retornar a ação, basta deixar a caixa em branco.

Caso haja dúvidas em qual caixa marcar, você poderá realizar etapas de permissões de acordo com o dia-a-dia e as demandas de cada usuário, portanto, mesmo que os usuários possuam cargos iguais, as permissões podem ser diferentes.

Abaixo irei marcar as caixas para o usuário "Hermione Granger", baseando-se que, o nível de gerente, pela lógica, um cargo de responsabilidade então, defino por marcar todas, e posso fazer um a um, ou então, conforme a imagem abaixo, no canto superior direito, clico em "Marcar Todos".

Pronto! todas as caixas marcadas e o usuário "Hermione Granger" embora tenha o cargo de Gerente, tem as mesmas permissões que um Administrador, portanto, pode fazer e visualizar as mesmas coisas que o Administrador.

E como isso fica gravado? cadê o botão salvar?

Este procedimento é automático, ao preencher as caixas, para dar permissões ao usuário, o sistema grava a configuração realizada, bastando fechar a modal, clicando fora dela, ou no "x" no canto superior direito, ao lado de "Marcar Todos"

Veja abaixo como ficou a "Área de gerenciamento de usuários"

Igual ao início, porém com as configurações salvas, irei clicar novamente no ícone do cadeado em azul, a modal do Usuário: Hermione Granger surge na tela, veja imagem abaixo.

Configurações salvas, e caso precise editar, ou seja, adicionar ou até mesmo retirar permissões, basta voltar aqui e fazê-las.

Como editar dados do usuário?

Partindo da tela acima, onde temos o usuário recém criado "Hermione Granger", note ao lado, na coluna "Ações" uma série de botões, clicando no ícone a modal "Editar Registro" surge na tela, veja abaixo.

O ícone mencionado acima, significa "Editar Dados", ao passar o mouse sobre ele, o título mostrará a ação que o botão executará.

Com a modal "Editar Registro" aberta, para executarmos a ação, modifico qualquer campo, a exemplo, modificarei o campo "Endereço", retiro do fim da linha, a frase Londres e então, clico no botão SALVAR.

A tela retorna a posição inicial da "Área de gerenciamento de usuários", Mas e o endereço? É isso que iremos conferir abaixo:

Como mostrar todos os dados do usuário?

Algumas informações, e de modo geral, são acondicionadas dentro da modal, elas estão lá, visualmente não apresentadas na tela, e é a partir disso que iremos consultá-las, no ícone , é este botão que permite visualizarmos as informações que não são apresentadas na tela.

Ao passarmos o mouse sobre o botão , uma informação "Mostrar Dados" aparece, e então, ao clicarmos neste botão, a modal "de Hermione Granger" surge na tela.

Podemos observar todos os dados do registro deste usuário alguns inclusive, sigilosos, outros automáticos pelo sistema Ex. (Data Cadastro: 16/12/2023 e Ativo: Sim), e a alteração que fizemos a pouco, no campo "Endereço", Londres, ela foi retirada conforme a edição que fizemos.

Os dados sigilosos, como a senha, está visível pois o Administrador é o super-usuário (Nível de Administrador tem controle total do sistema).

Data Cadastro: 16/12/2023, significa que esta data foi atribuída pelo sistema quando do cadastro deste usuário.

Ativo: Sim, significa que este usuário está ativo no sistema, o inverso disso, Ex. Ativo: Não estaria determinando que este usuário está desativado do sistema, por exemplo Caso esteja procurando por bloqueios de usuários, vide Como desativar/bloquear um usuário?.

Como excluir um usuário cadastrado?

Partindo da tela acima, onde temos usuários cadastrados, note, "Draco Malfoy", iremos excluí-lo, afinal, não queremos este usuário.

1 ) O que temos que fazer é:

No ícone que tem como representação uma lixeira, clicamos nele para excluir o "Draquinho", esta ação, por segurança, abre um popup para que seja confirmado a exclusão, bastando apenas confirmar em Sim

E pronto! usuário excluído, ambiente controlado novamente...

Como desativar/bloquear um usuário?

Partindo da tela acima, onde temos usuários, note "Dolores Umbridge" cadastrada como "Operador de Caixa", na imagem abaixo, veremos como desativar/bloquear este usuário para acessar o sistema.

Na coluna "Ações", clicando no ícone de check/confere note que a caixa fica desmarcada "em branco" e a linha por completo de "Dolores Umbridge" fica com tom cinza "quase apagado", veja abaixo.

Usuário desativado/bloqueado tentando acessar o sistema

Quando o usuário foi desativado, significa que: ( Ele não consegue entrar no sistema), veja abaixo.

Os bloqueios se dão de acordo com as normas e ou motivos de cada Administrador, eles podem ser temporários ou irreversíveis, no entanto, lembre-se, ao bloquear o usuário, o mesmo, não conseguirá entrar no sistema enquanto o administrador não reverter o bloqueio.

Como o usuário troca a senha e altera seus dados?

Partindo da tela acima, e o usuário tenha realizado o login na área dele, note "Hermione Granger" logada com o Nível "Gerente", clico na seta para baixo, e um popup expande e as seguintes opções aparecem conforme imagem abaixo. [ Configurações ], [ Perfil ] e [ Sair ]

Conforme a imagem acima, clicando em [ Perfil ] para realizar a troca de senha ou alterar os dados, a modal do perfil de "Hermione Granger" surge na tela conforme imagem abaixo.

E igualmente aos outros tutoriais, o procedimento de alterar informações dos campos é o mesmo, aqui por Ex. campo Nome, Email, Telefone, CPF, Senha e Confirmar Senha

Altere-os de acordo com o que precise atualizar, e para trocar a senha, o mesmo, note os campos Senha e Confirmar Senha um já preeenchido "Senha ..." e o "Confirmar Senha" vazio, então, toda alteração de dados que for realizar é necessário "Confirmar Senha" antes de clicar no botão SALVAR, ela deve ser a mesma ou seja bater com o campo "Senha", e caso seja para trocar a senha basta digitar uma nova em Senha e repeti-la em Confirmar Senha e clicar no botão SALVAR.

Após estes campos acima, temos Chave Pix para o usuário receber transferências via Pix, outro campo é o de Endereço insira ou altere o endereço, por fim Foto caso o usuário queira personalizar seus dados, ao fim de tudo podemos clicar no botão SALVAR.

Configurações no sistema

A imagem abaixo mostra opções na modal que se expande ao clicar na seta para baixo, localizada ao lado do nome do usuário.

Vale lembrar que por padrão as opções são [ Perfil ] e [ Sair ] A opção de Configurações só está presente para este usuário pois o Administrador deu todas as permissões para ele vide Como permitir acessos ao usuário no sistema mais acima, e cuidado para dar as permissões, note que esta [ Configurações ] irá possibilitar o usuário "Editar todas as Configurações do sistema" veja imagem abaixo quando clicamos em [ Configurações ] .

Como fazer Configurações no sistema?

Com a modal "Editar Configurações" aberta, tenho todos os campos disponíveis a ser configurados, Vale lembrar que, estas configurações, são a do sistema, ou seja, da empresa que licenciou o uso através do Administrador, portanto as informações aqui refletirão no sistema de modo global, veja os campos:

Nome (Ex: Loja de Teste)

Use até 15 caracteres para informar o nome reduzido do seu comércio/loja/negócio/nome fantasia, esta informação refletirá no canto superior esquerdo, abaixo do nome "ERP LOTUS 123"

Email Sistema

Informe um email para você se comunicar com a plataforma, lembre-se de manter atualizado e verificar a caixa de spam, quando identificar nossos emails, informe "Não é um spam" caso isso ocorra.

Telefone Sistema

Informe um telefone de preferência com WhatsApp para você receber relatórios e mensagens importantes da plataforma.

Tipo Relatório

Neste campo, você tem duas opções para relatórios, uma é em PDF, pronto para você imprimir, salvar, compartilhar, arquivar, etc... Outra é em HTML o que permite visualizar na tela, não sendo indicada para impressões e as outras possibilidades que informamos via PDF.

Endereço Sistema

Informe o endereço do seu negócio, isso mantém o sistema atualizado e customizado para seus relatórios e comunicações com seus clientes.

CNPJ Sistema

Informe o CNPJ do seu sistema, caso não possua deixe em branco.

Tipo Desconto

Possui duas opções, quando do módulo PDV por exemplo ao aplicar descontos se estiver como %Porcentagem o desconto será de %Porcentagem ou R$ Valor o desconto será em R$

Comissão %

Quando do módulo de controle de comissões dos vendedores, por padrão será aplicado este valor de comissão de forma global (o valor do sistema), todos vendedores recebem o mesmo valor percentual de comissão, porém no módulo vendedor (um-a-um), se estiver configurado, mesmo que este esteja também, o valor para aquele vendedor será aplicado respeitando a configuração do módulo (um-a-um).

Token Api

Campo de configuração do LOTUS APP para automatizar o WhatsApp do seu comércio, fale com nosso suporte para orientarmos e configurarmos a sua conta GRATUITAMENTE.

Instância Api

Campo de configuração do LOTUS APP para automatizar o WhatsApp do seu comércio, fale com nosso suporte para orientarmos e configurarmos a sua conta GRATUITAMENTE.

Integrações do WhatsApp.

Token Api Pix (Mercado Pago)

Campo de configuração para automatizar a API pix do seu comércio através de uma integração com o Mercado Pago, fale com nosso suporte para orientarmos e configurarmos a sua conta GRATUITAMENTE, vale lembrar que, não configurar a API Pix, no módulo PDV você não terá o recurso instalado.

Integrações do Pix.

Chave Pix (Não for usar APi)

Caso opte em não automatizar a cobrança por PIX, basta preencher com sua chave aqui neste campo, vale lembrar que, não configurar a API Pix, no módulo PDV você não terá o recurso instalado.

Logo para relatório *jpg

Em todos os impressos que o sistema proporciona, você pode customizar com o seu logo, basta adiciona-lo a este campo.

Depois de tudo conferido, basta clicar no botão SALVAR

Com isso, concluímos o menu Pessoas Usuários

E aí, te ajudamos com essas dicas?

Não esgotaremos esse assunto até que você consiga realizar o procedimento, então se ainda tem dúvidas,
Pergunte para nós botão do canto direito.

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