Como Inserir Produtos e Configurar o Estoque por Grade?

Preparamos um vídeo de orientação para você, ainda assim, não esgotaremos o assunto, e nesta página, você pode ir revendo as partes em que teve dúvidas.

Produtos > Configurações

1 ) Acesse sua Home :

É importante que esteja logado com sua conta de Administrador, ou outra conta que possua privilégios de super usuário.

2 ) Clique em "Produtos" para expandir as opções:

Então, clique em "Produtos"

Nesse momento, e de acordo com a "Área de gerenciamento de produtos", visualizamos um produto cadastrado, que inclusive está desativado, então, iremos cadastrar outro produto a título de exemplo.

Nesta área encontraremos diversos recursos para produtos, além é claro da gestão comum, que é, Inserir, Editar, Excluir e Visualizar, teremos, Ativar e Desativar, Gerar etiquetas de código de barras para impressão, Gerenciar histórico do estoque através de comprar produtos, onde entraremos com a informações da compra, Configurar e controlar a grade daquele produto, inclusive características, Entrada de produtos (ajuste de grade de produtos) e Saída de produtos (ajuste de grade de produtos).

Como cadastrar um produto?

Partindo da tela acima, onde temos a Área de gerenciamento de produtos, Clique em:

Botão +NOVO PRODUTO que está no canto superior esquerdo da sua "Área de gerenciamento de produtos", e então um modal "Inserir Registro" surge na tela.

Nesse momento, com o modal "Inserir Registro" aberto, vamos preencher os campos, e então, clicar em SALVAR no canto inferior direito da modal "Inserir Registro"

1 ) Preencha o Código (Código de Barras)

lembre-se, poderemos utilizar leitores para lermos os códigos de barras, mas se não tiver um, digite o código com atenção.

2 ) Preencha o Nome (Nome do produto)

Informe o nome do produto, não é necessário grade, cor, qualquer características, esses detalhes é realizado no botão Entrada e Saída de produtos.

3 ) Selecione a Categoria (Agrupe este produto a uma categoria)

Selecione uma categoria disponível que foi previamente cadastrada, se não tiver uma categoria que este produto se enquadre, visite Produtos > Categorias e cadastre uma.

4 ) Preencha o Estoque Mínimo (Informe uma quantidade mínima que você precisa ter em estoque)

Ao passar deste limite o sistema lhe avisará para que você consiga providenciar a reposição do seu estoque.

5 ) Preencha o Valor Venda (Preço de venda)

Esse é o valor que o produto custará.

6 ) Selecione o Fornecedor

Selecione o fornecedor disponível que foi previamente cadastrado, se não tiver, visite Gerenciar Pessoas > Fornecedores e cadastre-o.

7 ) Insira a Foto do Produto

Indicado 500px por 500px em formato PNG ou JPG

Feito isso, clique em SALVAR

Nesse momento, acabamos de cadastrar um produto "Chave de Fenda Tramontina", note abaixo que após clicar em SALVAR, a "Área de gerenciamento de produtos" agora com a inserção realizada.

Você poderá cadastrar quantos produtos quiser, e de acordo com o funcionamento de seu comércio, mas lembre-se, deve familiarizar-se com este módulo, e unificar/propagar o mesmo entendimento aos funcionários.

Pronto, um produto cadastrado, e dessa forma, você poderá ampliar as possibilidades, de acordo com o seu tipo de negócio.

Como editar um produto?

Partindo da tela acima, onde temos produtos cadastrados, note ao lado, na coluna "Ações" alguns botões, e clicando no ícone a modal "Editar Registro" surge na tela.

Com a modal "Editar Registro" aberta, para executarmos a ação, modifico a exemplo, alguns campos, conforme marquei nos circulos verdes, e clico no botão SALVAR.

A tela retorna a posição inicial da "Área de gerenciamento de produtos" e podemos observar a alteração realizada.

Vale ressaltar que, caso este seja o seu primeiro acesso, aproveite os dias de teste gratuito para colocar a casa em ordem, insira e informe dados reais, pois lhe ajudará bastante estar familiarizado com o sistema quando do plano de assinatura estar vigente.

Como excluir um produto?

Partindo da tela acima, onde temos alguns produtos cadastradros, por exemplo, note em, "Varinha mágica Lord Valdemort", ao lado na coluna "Ações" uma série de ícones que são botões que executarão determinadas ações.

1 ) O que temos que fazer é:

No ícone que tem como representação uma lixeira, clicamos nele para excluir a varinha mágica do "Lord das Trevas", esta ação, por segurança, abre um popup para que seja confirmado a exclusão, bastando apenas confirmar em Sim

O resultado desta ação, conferimos na imagem abaixo:

E pronto! produto excluído, ambiente controlado novamente...

Como visualizar os dados do produto?

Partindo da tela acima, onde temos o ícone que tem como representação a letra "i" sobre um círculo azul, clicando neste ícone, por exemplo, a modal de "Varinha mágica Dumbledore" surge na tela.

Podemos observar que, alguns campos, são desconhecidos e estão sem valor, iremos entende-los:

Lucro

As informações correspondentes ao lucro deste produto, serão alimentadas através do módulo de compra, onde o sistema irá calcular vendas x preço de custo x preço de venda.

Data Cadastro:

24/12/2023 data atribuída automaticamente pelo sistema quando do cadastro deste produto.

Estoque:

A quantidade do estoque será alimentada através do módulo de compra, inclusive o controle em relação as compras, trocas, devoluções.

Vendas:

Aqui você encontrará a quantidade de x ou seja, as vendas realizadas deste produto.

Valor da Compra

Infomação alimentada através do módulo de compra.

Ativo:

Quando o produto está ativo = sim, significa que está disponível para venda, logo ativo=não, o produto está indisponível para venda.

Como desativar ou ativar um produto?

Partindo da tela acima, onde temos o ícone que tem como representação um sinal de confere/check, significa que o produto está ativo, portanto disponível para venda, o exemplo acima mostra que, "Varinha mágica Dumbledore" e "Nimbus 2000" estão ativos, já "Caderno brochura 1/4 vermelho" está com a caixa de confere/check desmarcada, em branco, ou seja, está indisponível para venda.

Como fazer?

Clicando no ícone como está representado na figura, quando marcado com o sinal de confere/check significa que o produto está ativo e conforme imagem acima mostra, "Caderno brochura 1/4 vermelho", a caixa de confere\check em branco, significa que produto está desativado.

Como gerar etiquetas de código de barras para o produto?

Partindo da tela acima, onde temos o ícone que tem como representação um código de barras, e clicando neste ícone a modal surge na tela.

O que temos que fazer é:

Informar a quantidade de etiquetas a ser gerada, e então, clicar no botão GERAR ETIQUETAS, a exemplo informarei 50 e clico no botão, veja imagem abaixo:

Pronto, a tela com as 50 etiquetas de código de barras para o produto "Varinha mágica Dumbledore" está pronta para ser impressa, e o papel você poderá optar por modelos auto adesivos, ou do tipo cartão, para prender as peças tipo tag's, isso irá depender do tipo do seu comércio.

Imprima quantas etiquetas precisar e organize seu negócio controlando o seu estoque.

Como efetuar entrada de produtos no estoque?

Módulo: Comprar Produtos

Partindo da tela acima, onde temos o ícone que tem como representação um carrinho de compras, e clicando neste ícone a modal surge na tela.

O que temos que fazer é:

Preencher os campos para que o seu estoque tenha informações para alimentar o sistema, e lembre-se, a partir desse módulo, a quantidade do produto selecionado começa a mudar, pois, passará a existir essa entrada, inclusive gerando conta a pagar pois de acordo com a modal existem campos que irão gerar despesa, vejamos abaixo.

Quantidade (Informe a quantidade de produto que comprou).

Total Compra (Informe o total R$ da compra deste produto).

Valor Unit Compra (Informe o valor unitário R$ do produto comprado, lembre-se de incluir o valor com os impostos).

Lucro % (Informe o valor em % referente ao lucro que deseja receber por este produto).

Fornecedor (Selecione o fornecedor disponível que foi previamente cadastrado) se não tiver, visite Gerenciar Pessoas > Fornecedores e cadastre-o.

Valor Venda (ao preencher o campo "Lucro %", este campo "Valor Venda" apresentará o valor de venda de acordo com a porcentagem aplicada no campo "Lucro %", ainda assim poderá ajustar o valor para este campo conforme suas metas, passando este valor a ser o que o sistema entenderá como valor que o produto será vendido).

Data PGTO (ao preencher o campo "Data PGTO", este por sua vez, irá gerar uma despesa, com o valor "Total Compra" com vencimento para a "Data PGTO" selecionada, para o "Fornecedor" selecionado.

E mesmo que sua compra tenha mais produtos na mesma Nota Fiscal, lance-as aqui separadamente, para que seu controle fique exato, lembrando que cada registro aqui, gera uma conta a pagar, então, se tiver comprado 3(três) produtos diferentes, em contas a pagar, terá 3(três) contas que totalizarão o valor desta Nota Fiscal.

Veja abaixo como fica as informações:

Com base na imagem acima, estarei comprando 100pçs da "Varinha mágica Dumbledore" e o "Total Compra" é de R$ 20.000,00 sendo o "Valor Unit Compra" de R$ 200,00 e informei querer um "Lucro %" de 25% o que daria o "Valor Venda" de R$ 250,00 do "Fornecedor" Dobby, mas ajustei o campo do "Valor Venda" para R$ 256,00 com a "Data PGTO" vencendo dia 31/12/2023 o que irá gerar uma conta a pagar de 20.000,00 para este fornecedor no dia que foi selecionado. (para confirmar basta apenas clicar no botão) COMPRAR

O resultado disso é.

A coluna Estoque agora consta 100 e a coluna Valor Venda R$ 256,00 e o motivo do 100 referente ao estoque estar na cor vermelha, significa que a quantidade está abaixo do estoque mínimo que haviamos determninado para este produto, veja abaixo:

Neste caso, você irá receber avisos de que existem produtos com o "Estoque baixo"

Note que outros campos desta modal, conforme haviamos falado, começaram a informar dados, Valor Venda:, Lucro: , Estoque: , Valor Compra: faltando apenas o Vendas: que verificaremos assim que efetuarmos uma venda deste produto.

Verificando o Contas à pagar

Conforme o Módulo: Comprar Produtos, quando da compra, o sistema lançará uma despesa de acordo com o registro realizado, veja o menu Financeiro > Despesas (imagem abaixo)

Vale ressaltar que, caso este seja o seu primeiro acesso, aproveite os dias de teste gratuito para colocar a casa em ordem, insira e informe dados reais, pois lhe ajudará bastante estar familiarizado com o sistema quando do plano de assinatura estar vigente.

Configurar Grade de Produtos

Na imagem abaixo da "Área de gerenciamento de produtos" note na coluna "Ações" uma série de botões, e é no ícone que iremos clicar para configurar a grade conforme o produto.

Ao clicar no botão, a modal do produto "Varinha mágica Dumbledore" surge na tela.

E aqui, iremos informar quais características, Ex. Cor, Tamanho, Numeração e etc... na qual esse produto terá, note, um estoque com exatidão precisa ser minuciosamente detalhado para ser consistente e efetivo, então aproveite este módulo e caracterize seu produto, o controle de estoque para histórico, relatório, eventuais promoções, enfim, todo procedimento que envolve subtrair detalhes, experiências reais, dependerá de um controle rígido, é o propósito do ERP Lotus 1-2-3, proporcionar o maior controle para que você possa tomar decisões através de fatos reais.

A título de exemplo, colocarei alguns detalhes para controle de grade deste produto, e a cada preenchimento, para inserir, clico no botão SALVAR e sucessivamente até que eu entre com todas as características que este produto terá.(veja a imagem abaixo)

A partir da imagem acima, precisamos entender que neste primeiro momento, detalhei que o produto "Varinha mágica Dumbledore" terá a primeira variação que é "Tamanho" e a segunda que é "Cor".

Agora é hora de detalhar cada opção, ou seja "Tamanho" e "Cor", para isso basta clicar no ícone com sinal de que fica ao lado de cada linha, ou seja, detalharei Tamanho e depois a Cor, clicando no que fica ao lado de Tamanho, a modal surge na tela, veja na imagem abaixo.

Irei adicionar alguns tamanhos, note que, ainda não determinamos quantidade de produtos, estamos apenas configurando o que o produto terá de grade disponível para venda, seguindo com o entendimento, adiciono alguns nomes para tamanho e a cada nome, clico no botão SALVAR para que o mesmo seja inserido, veja como ficou na imagem abaixo.

E lembre-se, caso queira excluir o registro, o ícone que tem como representação uma lixeira, clicamos nele e confirmamos em Sim para excluir.

Agora, farei o mesmo para o outro ítem que mencionei que o produto terá de variação de grade, "Cor", veja a modal cor abaixo ainda sem nenhuma adicionada.

Irei adicionar algumas cores, ainda em tempo, note que, não determinamos quantidade de produtos, estamos apenas configurando o que o produto terá de grade disponível para venda, seguindo com o entendimento, adiciono alguns nomes para cores e a cada nome, clico no botão SALVAR para que o mesmo seja inserido, veja como ficou na imagem abaixo.

E lembre-se, caso queira excluir o registro, o ícone que tem como representação uma lixeira, clicamos nele e confirmamos em Sim para excluir.

Com esse módulo configurado, temos a seguinte situação no produto "Varinha mágica Dumbledore", 100pçs em estoque, conforme visualizamos abaixo em nossa "Área de gerenciamento de produtos" (veja na imagem abaixo)

Mas como configurar a grade se a quantidade já está no estoque?

É exatamente isso que iremos ver no próximo Tópico.

Entrada de quantidades de produto no Estoque

Módulo: Entrada de Produtos

Partindo da tela acima, onde temos alguns produtos cadastradros, por exemplo, note em, "Varinha mágica Dumbledore", ao lado na coluna "Ações" uma série de ícones que são botões que executarão determinadas ações.

E clicando no ícone a modal Entrada: Varinha mágica Dumbledore surge na tela, veja imagem abaixo

É através deste módulo, e deste botão que conseguimos ajustar o estoque, e neste caso "Entrada de Produtos" mais abaixo veremos como ajustar em "Saída de Produtos"

Seja por ajustar devido a Balanço, ou qualquer outra finalidade que queira alterar a quantidade de produtos quando o mesmo oferece grade, é por esse módulo que você realiza esse procedimento.

Neste momento é hora de ter em mãos o seu estoque conferido, ou no caso de agora uma listagem conferida com as verdadeiras quantidades e detalhes da grade, é importantíssimo estar familiarizado com este módulo.

Vale ressaltar que, caso este seja o seu primeiro acesso, aproveite os dias de teste gratuito para colocar a casa em ordem, insira e informe dados reais, pois lhe ajudará bastante estar familiarizado com o sistema quando do plano de assinatura estar vigente.

A título de entendimento deste módulo, irei detalhar abaixo uma listagem, sabendo que, temos em estoque 100pçs deste produto, nos tamanhos P,M,G e GG nas cores AZUL, BRANCO, PRETO e AMARELO, mas não sabemos a grade, então, segue abaixo a lista conferida dos produtos.

Caso necessite de um modelo de ficha para configurar seu estoque por grade, preparamos um modelo bastante utilizado por nossos clientes, para isso, Faça o download aqui, depois imprima, a melhor forma de conferir um estoque, é olhando para o mesmo e anotando.

Ainda em tempo, uma lista como a que está abaixo é o ideal para conferir a grade do seu estoque.

A partir da lista conferida, com a certeza dos produtos estar exatamente conforme a lista, irei alimentar o sistema, lembrando que eu já tenho a quantidade deste produto em estoque, são 100pçs, mas quero somente ajustar a grade, acompanhe a imagem abaixo.

O que eu estou fazendo é o seguinte, baseando-me na listagem conferida, eu comecei a dar a entrada conforme primeira a linha

Quantidade = 5pç depois o campo Motivo, é muito importante que escreva o motivo de estar fazendo o procedimento, pois em relatórios ou até mesmo futuramente precise verificar, o motivo irá ajudar você a se lembrar, e nele coloquei "Ajuste de grade"

Abaixo no primeiro campo de selecionar "Grade" eu escolhi por começar pela cor, na coluna ao lado então eu aponto a cor "Amarelo" lembrando que estamos seguindo a listagem de conferência acima, e é só seguir conforme as quantidades e cores, por exemplo.

Abaixo em "Grade2" selecionei tamanho e ao lado aponto o tamanho "P"

E tão importante quanto a se familiarizar com este módulo, é esse campo abaixo, com uma caixa em branco "Alterar o estoque Geral dos Produtos? (Somente se não entrou pela Venda)"

Quando um produto tiver que retornar ao estoque, e o mesmo tenha sido vendido, você deve realizar este procedimento no menu Produtos > Troca de Produtos, não realize entrada ou saída pelos módulos deste tutorial caso o objeto alvo do seu procedimento tenha sido vendido.

Este campo permite você alterar a quantidade geral se estiver refazendo o estoque, como conferências ou em balanço por exemplo, em que deseja fazer do zero, então ao marcar este campo a quantidade começa a valer a partir dessa entrada

Obs: Não é o nosso caso, lembre-se, eu já tenho as 100pçs em estoque, e só quero ajustar a grade, então eu "Não Marco" esta caixa, pois assim, a quantidade de 100pçs continua intacta e então eu só modelo a grade do estoque conforme a listagem de conferência.

E então, é só seguir a listagem e ir preenchendo, vamos ver como ficou no final dos lançamentos, veja imagem abaixo.

Em tempo, mostro como ficou a primeira linha da listagem que refere-se a cor "Amarelo" para isso, basta clicar no ícone e a modal informará o que tenho de grade.

Para vermos a quantidade, clicando no que fica ao lado de cada grade, inclusive podemos observar nesta modal já temos a quantidade que lançamos a pouco

Observe a coluna "Estoque" a quantidade de 26, isso é a soma da primeira linha da nossa listagem conferida que estamos ajustando a grade, da cor "Amarelo" lançada a pouco (Tam.P = 5pç) + (Tam.M = 3pç) + (Tam.G = 8pç) + (Tam.GG = 10pç), que totaliza 26pçs conforme mostra na modal, ainda assim clicaremos no que fica ao lado de cada grade, abrindo a primeira modal, a de "Tamanho" veja na imagem abaixo.

Agora abriremos a segunda modal, a de "Cor" veja na imagem abaixo.

Pronto, agora preenchendo as demais linhas conforme nossa listagem conferida das grades, primeiramente, veja na imagem abaixo a modal de grade.

Mostrando as 100pçs na coluna estoque, conforme imagem acima, agora abrindo a primeira modal, a de "Tamanho", veja a imagem abaixo.

Agora, abrindo a segunda modal, a de "Cor", veja a imagem abaixo.

Note que ao configurar a grade conforme o tutorial, as quantidades não são alteradas, mas, terá um controle total de seu estoque, saberá quais produtos precisam ser comprados, e tudo que precisa fazer, é ajustar sua grade.

Saída de quantidades de produto no Estoque

Módulo: Saída de Produtos

Observe o ícone conforme imagem abaixo.

Este módulo é o inverso ao módulo de entrada, mas as condições são as mesmas, e naturalmente os motivos, seja para dar saída de um produto para ajustar a grade, lembre-se, faça pelo módulo de saída, o acesso é realizado através do botão conforme imagem acima

E clicando no ícone a modal Saída: Varinha mágica Dumbledore surge na tela, veja imagem abaixo

E a lógica é dar saída no produto e de acordo com a grade, controle total para seu estoque, e a título de exemplo, vamos dar saída e visualizarmos o resultado.

Quando um produto tiver que sair do estoque, sem ter que constar como venda, realize por este módulo, no entanto se tiver que manipular saída e entrada devido a troca de produtos, então o procedimento é outro, neste caso, houve entrada no caixa, e você deve utilizar o menu Produtos > Troca de Produtos, não realize entrada ou saída por aqui caso o objeto alvo do seu procedimento tenha sido vendido.

De acordo com a imagem acima, estou realizando a saída de 1pç, pelo Motivo do Produto estar com defeito, a cor é Azul e o Tamanho é GG, feito isso clico no botão Saída. (vejamos abaixo o resultado)

Agora o produto "Varinha mágica Dumbledore" possui um estoque de 99pçs, mas foi baixado do modo correto, saiu 1 pç e o estoque continua ajustado.

Vale ressaltar que essa saída, não se trata de uma venda, não gera valores para o caixa, é um controle de estoque, você retira o produto pelo Motivo que deseja, e o estoque continua correto, vejamos a modal de Grade Produtos. (imagem abaixo)

O exemplo acima mostra 99pçs, vamos em frente e clicar em cada grade, a de Tamanho e a de Cor, vejamos o resultado abaixo.

Em tamanho antes 38pç GG, agora 37pç GG, vamos conferir cor na imagem abaixo.

Em Cor antes 30pç AZUL, agora 29pç AZUL, controle de estoque por grade em ordem.

Obs: Acessar estes módulos é responsabilidade do Administrador ou a pessoa "usuário" que ele assim autorizar acessar

Se ainda não viu o módulo de permitir acessos, vide o menu Pessoas e no submenu Usuários na seção Como permitir acessos ao usuário no sistema?

Vale ressaltar que, caso este seja o seu primeiro acesso, aproveite os dias de teste gratuito para colocar a casa em ordem, insira e informe dados reais, pois lhe ajudará bastante estar familiarizado com o sistema quando do plano de assinatura estar vigente.

Com isso, concluímos o menu Produtos

E aí, te ajudamos com essas dicas?

Não esgotaremos esse assunto até que você consiga realizar o procedimento, então se ainda tem dúvidas,
Pergunte para nós botão do canto direito.

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