Produtos > Troca de Produtos
1 ) Acesse sua Home :
É importante que esteja logado com sua conta de Administrador, ou outra conta que possua privilégios de super usuário.
2 ) Clique em "Produtos" para expandir as opções:
Então, clique em "Troca de Produtos"
Nesse módulo, você poderá realizar trocas de produtos, então, o cliente lhe entregará o produto e você realizará a troca.
Observe que, mecanismos para resolver a situação de troca de mercadoria só torna-se confuso se você não adotar normas e que estas sejam propagadas aos colaboradores.
1 ) Dica valiosa para manter seu estoque em dia
Somente realize trocas mediante a ser o produto do mesmo valor, no entanto pode ser de modelos diferentes, mas que possuam o mesmo valor! Caso contrário, é melhor fazer o seguinte:
A) Cancele a venda;
Para isso visite Financeiro > Vendas, localize a venda e então, exclua-a, desse modo, toda informação, estoque e etc... referente a essa venda, deixam de existir.
B) Realize a venda novamente;
Nesse momento, você deve entender que a venda foi excluída, mas o valor é importante lembrar, esse você precisa entender que já recebeu.
C) Entenda que um valor já entrou anteriormente, e só cobre a diferença;
Entendido esse procedimento, basta cobrar a diferença como se o valor estivesse entrando completo nesse momento.
Aqui estamos tentando ser práticos quanto ao entendimento, muitos acabam operando o sistema de forma muito rápida e depois perdem a grade do estoque e nesse momento, entenda que o estoque desregulado atrapalha em tudo, mas toda a gestão do seu negócio é de sua responsabilidade, não é o sistema que errou.
Cliente quer o dinheiro de volta
Cancele a venda conforme comentamos acima, depois através do Caixa (PDV) realize uma sangria daquele valor para que o caixa também fique em ordem.
Como efetuar uma troca de produto?
Muito importante estar entendido as informações acima
Partindo da tela acima, onde temos a "Área de gerenciamento de troca de produtos", Clique em:
Botão +NOVA TROCA que está no canto superior esquerdo da sua "Área de gerenciamento de troca de produtos", e então um modal "Inserir Registro" surge na tela.
E na modal teremos que preencher os campos:
Clientes
Selecione o nome do cliente, se não tiver cadastrado, visite Pessoas > Clientes e então cadastre-o para documentar essa troca.
CPF Cliente
Quando da seleção do nome do cliente, este campo se autocompletará.
Nome Cliente
Quando da seleção do nome do cliente, este campo se autocompletará.
Produto Entrada
Este é o produto que o cliente está lhe entregando para trocar por outro, ao selecionar o produto na lista, e caso o mesmo possua variações de grade, ao lado caixas de seleção se abrem e você deve preencher corretamente, lembre-se, este produto está retornando ao estoque, precisa voltar para a posição correta. (veja abaixo o produto que eu recebi do cliente)
Produto Saída
Este é o produto que você irá entregar ao cliente, é a troca do produto acima, ao selecionar o produto na lista, e caso o mesmo possua variações de grade, ao lado caixas de seleção se abrem e você deve preencher corretamente, lembre-se, este produto está saindo do estoque, na modalidade troca, precisa sair da posição correta. (veja abaixo o produto que eu recebi do cliente)
A troca foi realizada, neste modelo acima, o cliente optou pelo mesmo produto, cor, a mesma, somente o tamanho que antes ele tinha levado G e agora estará levando o GG, e após clicar em SALVAR a modal fecha e a nossa "Área de gerenciamento de troca de produtos" retorna e o registro da troca está gravado, inclusive qual usuário realizou a troca, e a data da troca realizada
Caso precise excluir, basta clicar no ícone que tem como representação uma lixeira, clicamos nele para excluir a "Troca", esta ação, por segurança, abre um popup para que seja confirmado a exclusão, bastando apenas confirmar em Sim
Ainda em tempo, se realizar este procedimento de exclusão, a troca deixa de existir, ou seja, você poderá fazer isso para corrigir uma troca, e então refazer os procedimentos, ou até mesmo cancelar a troca, desde que entenda, que ao cancelar, os produtos que saíram para trocar retornam ao estoque, e isso, lembramos que também de forma física, confira, mas retornando ao estoque a grade fica como antes, a peça que o cliente iria trocar é a peça real que saiu do estoque. (na teoria é como se não tivesse existido o procedimento)
Com isso, concluímos o menu Troca de Produtos
E aí, te ajudamos com essas dicas?
Não esgotaremos esse assunto até que você consiga realizar o procedimento, então se ainda tem dúvidas,
Pergunte para nós botão do canto direito.